Ensino Fundamental
Para nós a educação é continua. Todas as fases de um aluno são importantes não só para sua formação acadêmica, mas também para sua formação humana. E para formar com atitude, o Ensino Fundamental Ágape concretiza os valores que o aluno começou a desenvolver desde a Educação Infantil, conectando – o ao mundo para que ele o entenda e se faça presente nele.

Do 1º até o 5º ano, o ensino é voltado ao desenvolvimento das habilidades cognitiva, social e afetiva. A criança recebe os conteúdos para a sua formação intelectual e obtém oportunidades de desenvolver-se plenamente, para poder, no futuro, tornar-se um cidadão participativo.

O Ensino Fundamental, que abrange Do 6ºª ao 9ºano, tem como proposta uma educação que contemple o desenvolvimento cognitivo, físico, afetivo, social, ético e estético, tendo em vista uma formação ampla.

Faz parte dessa longa etapa a construção de valores e atitudes que norteiam as relações interpessoais. Nesta fase a comunicação e a interação vão se dar de uma forma ainda mais intensa, e preparar o aluno também para esse convívio social é fundamental para nós.

É imprescindível, nesse processo que valoriza o aprender contínuo e a troca constante entre aluno-aluno e aluno-professor, uma postura de trabalho que considera a cooperação, o respeito mútuo, a tomada de consciência, a persistência, o empenho e a prontidão para superar desafios.

Assim, o Colégio Ágape se propõe a ser uma escola de formação e acredita que é de sua responsabilidade:

- Capacitar o aluno, do ponto de vista acadêmico, a enfrentar novos desafios, ampliando suas potencialidades e posicionando-se de maneira crítica, responsável e construtiva nas diferentes situações sociais;

- Planejar, dentro das diversas áreas do conhecimento, situações em que o aluno aprenda a utilizar seus conhecimentos como instrumento de compreensão da realidade, seja do ponto de vista da utilidade prática, seja na formação de estruturas de pensamento, que permitam a ele expressar e comunicar suas ideias, usufruir das produções culturais, bem como analisar, interpretar e transformar o mundo que o rodeia;

- Promover condições para que o aluno se aproprie dos conteúdos, transformando-os em conhecimento próprio;

- Garantir um convívio social democrático com ênfase na compreensão e construção das regras, desenvolvendo nos alunos atitudes de respeito, cooperação e solidariedade;

- Propiciar um clima harmonioso de trabalho, valorizando a construção de vínculos afetivos e o respeito à individualidade;

- Desenvolver alunos que tenham confiança em suas capacidades: cognitiva, afetiva, ética e social, para que possam agir com perseverança na busca do conhecimento e no exercício da cidadania;

- Garantir que o aluno se perceba como dependente e agente transformador do meio ambiente, contribuindo ativamente para a sua melhoria;

- Capacitar o aluno a desenvolver hábitos saudáveis agindo com responsabilidade em relação à sua saúde.

No Colégio Ágape, os alunos do Ensino Fundamental estudam na mesma Unidade dos alunos do Ensino Médio, iniciando o contato com o ambiente e com os recursos tecnológicos avançados desse segmento. Essa ambientação torna a transição de nível gradual e mais natural, contribuindo para o melhor aproveitamento do aluno em sua futura fase escolar.
  • Dez
    Avaliações 8.° e 9.° Ano