Ensino Médio
Nesta fase, a formação é tão importante quanto a própria essência do aluno. Mostrar novos caminhos, trazer a realidade e ainda alavancar sonhos que permanecem no coração de cada jovem que nos chega. Nosso Ensino Médio é forte e inovador. Mostramos para nossos alunos que as etapas estão aí não para serem condicionadas, mas para serem aprimoradas. O estudo e a busca estão aqui para refletir a evolução de cada um.

O Colégio Ágape é capaz de ensinar toda a matriz de conteúdos programáticos, desenvolvendo nos alunos competências e habilidades das quatro áreas do conhecimento: Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas, ao mesmo tempo em que atende à nova realidade dos processos seletivos, como o ENEM. Mas nós ainda vamos além. Mais do que toda a matriz de conteúdos, nós propomos aos nossos alunos uma leitura de mundo.

O Ensino Médio Ágape-COC é o primeiro do Brasil a utilizar nos simulados nacionais a T.R.I. (Teoria da Resposta ao Item), o mesmo sistema de apuração de resultados utilizado pelo ENEM. Não por acaso, o COC tem atraído jovens de Mineiros e região, que vêm cursar um ensino sério, de qualidade diferenciada, com tecnologia de ponta e com excelentes e inquestionáveis resultados. Jovens que escolhem com atitude.

E ter atitude é estar conectado, entender os pressupostos e os resultados. No nosso Ensino Médio, a formação de qualidade e a orientação adequada às melhores escolhas acontecem de modo integrado, em duas etapas de ensino:

- Primeira etapa: são as duas primeiras séries, em que os esforços se concentram na formação dos alunos e nos fundamentos de todos os conteúdos programáticos do Ensino Médio.

- Segunda etapa: é a terceira série, também chamada de Terceirão. Aqui o foco está na preparação intensa para os mais concorridos vestibulares do Brasil. Todo o conteúdo ensinado visa às escolhas do aluno e o vestibular que ele pretende prestar.

Mas, nesta etapa da vida escolar, os adolescentes se preparam para desafios que vão além do vestibular; consolidar valores e atitudes; elaborar projetos de vida; encerrar um ciclo de transformações no qual se instrumentam para assumir as responsabilidades da vida adulta, são requisitos que ficarão para o resto da vida.

Rigoroso nos seus objetivos - desde já delineados - e flexível para atender ao desenvolvimento de cada indivíduo, como deve ser qualquer projeto educativo moderno, o Colégio Ágape quer preparar cidadãos para a vida real. Desta "vida real" fazem parte os desafios do vestibular, o mundo do trabalho, a responsabilidade social e a formação da personalidade. Trata-se, enfim, de buscar a formação de pessoas realizadas. E que saibam ler o mundo com inteligência psíquica e emocional.