Educação Infantil

O Colégio Ágape busca o desenvolvimento integral dos alunos, nos aspectos físicos, psicológicos, intelectuais e sociais. E para potencializar as aprendizagens e o desenvolvimento das crianças, a prática do diálogo e o compartilhamento de responsabilidades entre a instituição de Educação Infantil e a família são essenciais. Além disso, a instituição precisa conhecer e trabalhar com as culturas plurais, dialogando com a riqueza/diversidade cultural das famílias, principalmente, nesse período, considerado o mais importante da educação, quando o raciocínio da criança se desenvolve (entre 0 e 6 anos).

Durante essa fase, nosso trabalho dá ênfase à formação de um ser pensante, criativo, desenvolto e capaz de trazer melhorias para sua família, para a sua comunidade e para o mundo. Tendo como base o artigo 22 da nova LDB, um dos principais objetivos da Educação Infantil é o desenvolvimento da cidadania e, não apenas, a transmissão de conteúdo. É necessário assegurar as condições nas quais possam desempenhar um papel ativo em ambientes que as convidem a vivenciar desafios e a sentirem-se provocadas a resolvê-los, nas quais possam construir significados sobre si, os outros e o mundo social e natural.

A Educação Infantil no Colégio Ágape é dividida em grupos de: Berçário I e II, Maternal I e II, Jardim I e Jardim II, recebendo crianças de 06 meses até os 5 anos de idade. Claro que essa divisão respeita o nível maturacional da criança, para que ela se encontre integrada e feliz no seu ambiente escolar. Afinal, o processo de aprendizagem é mais eficiente quando acontece de forma prazerosa, lúdica e estimulante.

Material Didático

Material Didático COC by Pearson

É durante essa primeira fase de aprendizado que ocorre grande parte do desenvolvimento intelectual de uma criança, em níveis racionais e emocionais. Por isso, o Sistema COC de Ensino parte de propostas multimetodológicas e lúdicas para estimular a criança de forma adequada, integrando aspectos cognitivos e sociais e orientando-a nessa fase decisiva para que trabalhe com todas as áreas do conhecimento de forma integrada

A coleção infantil do Sistema COC de Ensino traz uma proposta inovadora, com a estética atual das ilustrações e o embasamento nos principais autores e nas mais sofisticadas e comprovadas teorias de Educação Infantil.

Dessa maneira, a Coleção Explorar estabelece pontes entre aquilo que a criança já conhece e as experiências vividas na escola, e promove aprendizagens dinâmicas que contribuirão de forma única para a construção de conhecimentos verdadeiramente significativos.

O material é anual, dividido em quatro remessas, com a programação distribuída ao longo de 30 semanas, conforme calendário pedagógico, o que garante aos educadores as importantes “folgas de programação” para o desenvolvimento tranquilo e adequado dos conteúdos e, ainda, possibilita ações personalizadas de acordo com a proposta pedagógica do Colégio Ágape.

Amigos do COC

Os amigos do COC, como no material impresso, também estarão presentes no Portal destinado ao segmento infantil. Com vários jogos educativos e atividades vinculadas aos materiais, as crianças sentem maior prazer em estudar, em participar das atividades desenvolvidas em classe e mostram-se motivadas a acessar conteúdos on-line, como jogos educativos e atividades lúdicas digitais, dando continuidade em casa ao aprendizado iniciado na escola.

Os Amigos do COC também estão presentes na internet, no endereço <http://www.amigosdococ.com.br>, aberto ao público em geral e, em especial, indicado a alunos, pais e educadores da Educação Infantil.

Conheça os Amigos do COC.

Objetivos lúdicos de aprendizagem

São atividades disponíveis no portal, diretamente associadas às atividades dos materiais impressos.

São restritas aos alunos do Colégio Ágape/COC e dependem de senha (verificar com a secretaria do Colégio Ágape)

Os objetos lúdicos de aprendizagem também estão disponíveis como aplicativos para dispositivos móveis com sistema operacional Android®

Lucélia Morais Vilela Soares

Graduada em Educação Física - UEG Pós Graduação em Fisiologia do Exercício - FESURV Coordenadora Pedagógica Unidade Raízes