Nossa História

O Colégio Ágape tem uma história repleta de amor à educação, aos nossos filhos e ao desenvolvimento da nossa cidade. Com o objetivo de levar o conhecimento e ampliar a oferta de ensino privado para a comunidade mineirense, a Srª Danizete Sousa Barbosa Rodrigues colocou um sonho em prática e criou sua própria escola em 1997, com o nome Pincel Mágico.

Em janeiro de 1997, a Pincel Mágico iniciou suas atividades em um espaço alugado, atendendo 97 alunos da Educação Infantil ao 2º ano do Ensino Fundamental. A partir deste ano, foi dado início ao trabalho de comprometimento com a educação dos jovens e com a formação de talentos e de indivíduos capazes de conquistar sua autonomia, sua integridade e o respeito a si próprio e ao seu semelhante, valores indispensáveis à vida.

Em 1998, foi inaugurada a segunda sede da escola, chamada de Unidade Raízes, ampliando o atendimento da Educação Infantil ao 5º ano do Ensino Fundamental, que acabou se ampliando ainda mais. Após a implantação do 6º ao 9º ano do ensino Fundamental II, a comunidade escolar (composta por direção, professores, pais e alunos) decidiu substituir o nome Pincel Mágico por outro que melhor se adequasse ao contexto dos alunos pré-adolescentes. Então, a partir do ano 2000, a escola passou a se chamar Colégio Ágape

buy essays

Com a contínua proposta de melhorar o desempenho dos estudantes e também auxiliar o professor no tocante à capacitação pedagógica, em 2004, o colégio estabeleceu uma forte parceria com o Sistema COC de Ensino. Em 2005, foi inaugurada a Unidade Cerrado, com o intuito de oferecer maior comodidade aos alunos, atendendo crianças do Ensino Fundamental de 6º a 9º ano, Ensino Médio e também do Ensino Fundamental I, do 2º ao 5º ano.

Em 2016 a escola dá mais um passo importante e oferece o Ensino Bilíngue, com uma metodologia pensada para ir além do ensino da língua, tornando o aprendizado mais real e completo. No programa bilíngue os alunos tem contato com novas informações acadêmicas e culturais fazendo com que a assimilação do novo idioma seja natural. Também em 2016, foi implantada a metodologia DSOP (Diagnosticar, Sonhar, Orçar e Poupar) de Educação financeira, com a missão de desenvolver atitudes pró-ativas e conscientes nos alunos de forma a impactar toda a família com um melhor posicionamento com relação aos seus recursos.

A expansão da escola acompanha o crescimento de Mineiros que, com a necessidade de um espaço para atender adolescentes do Ensino Médio e Pré-Vestibular, contará com mais uma unidade, a unidade Aroeira, já em construção.

Hoje, com 20 anos de história, o Colégio Ágape é um dos mais sólidos e renomados colégios de ensino particular no Estado de Goiás. Com suas 3 unidades: Aroeira, Cerrado e Raízes, e muito amor pela educação de todas as crianças e jovens alunos.

PROPOSTA PEDAGÓGICA

O comprometimento com o alto padrão em educação, aliado à uma séria política pedagógica, faz do Colégio Ágape uma instituição de referência de qualidade, reconhecida e respaldada pelas famílias dos alunos. A nossa do nosso trabalho está no amor à educação, no respeito aos alunos e profissionais da área e no dinamismo de nossa equipe docente, sempre em busca da excelência em todas as tarefas.

O desafio do Colégio Ágape é manter-se renovado, comprometido com a realidade social, se colocando na vanguarda das transformações educacionais. Construir um trabalho coletivo, articulado e com posições diversificadas é uma tarefa desafiadora, que exige, portanto, empenho, paciência, persistência e crença naquilo que queremos alcançar: o desenvolvimento pleno dos alunos.

Nesse contexto, o amor é uma necessidade fundamental da existência humana. E é com esse amor que a educação pode transformar uma simples atividade pedagógica em uma tarefa que faz crescer, desabrochar, florir e despertar para a plenitude da vida humana. Acreditamos que mais do que conhecimento científico, devemos ensinar que o amor é o bem mais precioso entre os homens, pois só assim seremos verdadeiramente cidadãos. Esse é o papel da educação dos novos tempos, essa é a essência do Colégio Ágape.

Sandra Ferreira Barros Gontijo

Coordenadora Pedagógica - Unidade Raízes