Carta aos familiares e alunos

Prezados responsáveis e alunos da família Ágape

Como já devem ter tomado conhecimento, as medidas de isolamento social adotadas pelo estado de Goiás foram prorrogadas até o dia 30/04, incluindo a suspensão das aulas presenciais. Tais medidas foram seguidas também por nosso município, que manteve a suspensão das aulas até o fim do mês de abril.

Certamente, estamos vivendo um momento histórico bastante complexo, que demanda uma série de reflexões e que certamente será muito debatido e estudado no futuro. Nesse sentido, convidamos vocês a refletir um pouco mais sobre o papel da educação escolar nesse cenário tão crítico.

As medidas de isolamento social alteraram uma coisa que é muito natural para todos nós: a rotina. A rotina de acordar os filhos, arrumá-los para ir à escola, deixa-los na escola e ir para o ambiente de trabalho, buscá-los na escola, almoçar, voltar ao trabalho, chegar em casa, cuidar de afazeres domésticos, ajudar os filhos a fazer tarefa, dormir, e acordar para um outro dia bastante semelhante.

A grande maioria dos responsáveis de nossa escola vivem essa rotina todos os dias. Assim como nossos alunos, que diariamente interagem socialmente com seus colegas, aprendendo juntos, correndo, brincando, gastando energia e fazendo planos para o próximo recreio. Temos alguns alunos que chegam a passar praticamente 10 horas por dia na escola, entre aulas e atividades extracurriculares.

E como podemos viver tranquilamente uma mudança tão repentina?

É um momento complicado, não é mesmo?

Mas também é um momento de aprendizado constante. Um momento para (re)aproximação familiar. Um momento para valorizar o que antes era deixado de lado por falta de tempo. Um momento para refletir sobre quão importante é o tempo, e como nossa rotina corrida do dia a dia consome esse tempo.

Nesse cenário, o papel da educação é justamente aproximar as pessoas. É preciso compreender que esse isolamento social não está roubando nosso tempo precioso de trabalho, de estudos ou de afazeres cotidianos. Está, sim, nos concedendo um tempo para vivermos realmente juntos com nossas famílias.

A escola, nesse sentido, tem a responsabilidade de oferecer alternativas aos pais e alunos para ocupar o tempo de forma produtiva em conjunto, fortalecendo os laços familiares, e ao mesmo tempo mantendo a interação constante com as habilidades e competências curriculares.

O Colégio Ágape acredita no potencial da tecnologia. E, apesar de reconhecer que os momentos presenciais de aulas e interações sociais no ambiente escolar são insubstituíveis, sabe que a escola também é fundamental nesse momento de isolamento.

Por isso, nossa escola tem se mantido ativa desde o início da paralisação das aulas, por meio das seguintes iniciativas:

1. Sugestões de rotinas semanais para cada série;
  2. Interações entre os professores e alunos e seus familiares por meio de atividades postadas no site da escola, gravação de vídeos, e-mail e WhatsApp;
  3. Interações por meio de nossas redes sociais;
  4. Conteúdos digitais exclusivos por meio do Portal COC by Pearson, Árvore de Livros e Redação Nota 1000.

Mas e agora, com essa prorrogação da suspensão das aulas até o final do mês?

Agora é hora de ampliar nossas interações. É hora de ajudarmos nossos alunos a se tornarem os protagonistas de seu próprio aprendizado, protagonistas do futuro. E isso por meio de um trabalho de excelência que envolve competência, carinho, alegria e empatia – a identidade ‘Ágape’ de nossa equipe pedagógica.

A partir dessa semana, iniciaremos nosso regime de aulas não presenciais, da Educação Infantil até o Ensino Médio, garantindo a prestação de nossos serviços e assegurando o desenvolvimento pedagógico de nossos alunos por meio das seguintes iniciativas:

Educação Infantil:

1. Integração de todas as informações pedagógicas na plataforma Google Classroom;
  2. Aulas online ao vivo voltadas para os alunos e sua família todos os dias, por meio do aplicativo Google Meet;
  3. Atendimento exclusivo de nossos professores aos responsáveis todos os dias, em horários pré-fixados, por meio dos aplicativos WhatsApp ou Google Hangouts;
  4. Oferta de conteúdos exclusivos por meio do Portal COC by Pearson;
  5. Suporte da Coordenação durante todo o dia, via WhatsApp.

Ensino Fundamental ao Ensino Médio:

1. Integração de todas as informações pedagógicas na plataforma Dataeduc;
  2. Aulas online ao vivo, seguindo o currículo já adotado pela escola, por meio da plataforma Dataeduc;
  3. Atendimento exclusivo de nossos professores aos responsáveis pelos alunos dos primeiros anos do Ensino Fundamental todos os dias, em horários pré-fixados, por meio dos aplicativos WhatsApp ou Google Hangouts;
  4. Oferta de conteúdos exclusivos por meio do Portal COC by Pearson, Árvore de Livros e Redação Nota 1000;
  5. Suporte da Coordenação durante todo o dia, via WhatsApp.

Além disso tudo, manteremos uma programação de postagens em nossas redes sociais com conteúdos de qualidade para todos os níveis, inclusive com eventos especiais relacionados aos nossos projetos pedagógicos.

Nossa maior intenção é mediar o processo de aprendizado de nossos alunos, ensinando-lhes que eles mesmos têm um tremendo potencial para aprender sozinhos, desde que sejam guiados com qualidade, e desde que seja dado todo o suporte pedagógico para que eles tenham acesso aos conteúdos de referência.

Agradecemos a confiança que depositaram em nossa escola. Tenham a certeza de que nossas portas estarão sempre abertas para qualquer crítica e/ou sugestão, ou mesmo para um bate papo sobre a educação. Queremos fortalecer os laços entre aluno, família e escola, para juntos alcançarmos uma formação completa, pois muito mais que clientes, vocês são parte fundamental em nosso desenvolvimento.

Ágape é educação de qualidade. Ágape é formação de personalidade. Ágape é amor.

Muito obrigado pela atenção!

A Direção.